Já são 9 anos prescrevendo treinos em minha carreira de técnico seja de Triathlon, Corrida, Ciclismo, Natação, MTB etc. Todo ano que se inicia não e diferente... Os atletas que me procuram ou até mesmo outros atletas do meio tem sempre o mesmo objetivo "Melhorar sua performance em relação ao ano que se passou". Isso e a busca de todo mundo que pratica esporte. No entanto, vejo que além de treinar e preciso ter um pouco de inteligencia para ser um grande atleta, afinal pra melhorar você vai precisar fazer escolhas e tomar decisões, para saber que caminho tomar, quais ferramentas irá usar em sua nova fase de treinamentos.
O mundo que nos cerca hoje gira em torno do consumismo e faz com que a maioria de nossas buscas sejam em torno de bens materiais. No esporte não e muito diferente, todo ano vejo a quantidade de atletas que se preocupam em primeiro lugar, se equipar com coisas novas. Trocam de bike em menos de 2 anos, compram tênis daqui e dali, usam suplementos novos com uma frequência muito grande, tem relógios com sistema GPS, mas sequer conseguem tirar proveito do equipamento. O ano passa e o ano entra e os atletas em sua maioria continuam perdidos, dando voltas sem ter ao certo algo que comprove e mostre o caminho que eles devem tomar para não repetir os mesmos erros da temporada passada.
Mas como seria possível corrigir esses erros ou pelo menos minimizar o que fizeram de errado, para enfim traçar novos caminhos? E bem fácil, se chama "FEEDBACK".
O que e o Feedback? Se olharmos no Wikipédia vamos encontrar o seguinte:
Feedback é um processo no qual as informações sobre o passado ou o presente influencia o mesmo fenômeno no presente ou no futuro. Como parte de uma cadeia de causa e efeito que se forma um circuito ou loop, o evento é dito "feed back" em si mesmo.
O feedback é também sinônimo de:
- Sinal de feedback - a medição do nível real do parâmetro de interesse.
- Mecanismo de feedback - a ação ou meios utilizados para modificar posteriormente a lacuna.
- Loop de feedback - o caminho causal completo que conduz a partir da detecção inicial da abertura para a alteração posterior do hiato.
Meus atletas tem uma dificuldade enorme em me dar um Feedback dos seus treinos. Sem esse relato eu não tenho como ajuda-los a médio e longo prazo. Até porque hoje a maioria dos atletas são bem ansiosos, esperando sempre resultados a curto prazo. A anotação diária dos seus treinos hoje são a chave para melhorar sua performance no futuro. Quando você anota alguns dados dos treinos como: Dados climáticos (Temperatura, Umidade relativa do ar, Vento, Chuva etc), Hidratação, Suplementos que tomou no dia, Quilometragem, FC media, FC max, Pace médio, horas de sono, estado de humor, alimentação, peso pré e pós treino etc fica muito mais fácil de prever, corrigir e estimar sua performance no futuro.
Através desses dados nos podemos fazer vários cruzamentos de informação que nós darão a resposta ideal para mexer nos treinos das próximas temporadas. Por exemplo:
Imagina que você treinou "sem saber" (Como acontece hoje) nas ultimas 8 semanas com uma temperatura media de 33° graus e que a umidade relativa do ar estava em torno de 70%. Dormiu em media 6 horas e que perdeu 5% de peso corporal em media por treino!
O que isso significa, o que podemos tirar de proveito desses dados se eles estivem sidos anotados em uma agenda ou mesmo ter feito a leitura no seu garmin?
Bem, se os resultados dos treinos que você executou nessas condições forem bem favoráveis (Cumpriu o volume e a intensidade proposta), diria que os fatores externos não influenciaram tanto a sua performance, por exemplo. Mas se você não teve exito no treinamento eu diria que os fatores climáticos podem ter afetado o seu desempenho. A quantidade de sono pode ter sido pouco para uma recuperação mais completa, seu estado de hidratação não foi o suficiente para repor suas perdas! Usou algum suplemento, qual, qual quantidade? Poderia usar mais ou fazer uma experiencia com outro? Quando fosse competir uma prova nessas mesmas condições você já saberia como que o seu corpo iria responder, pois você tem isso anotado diariamente e sabe que se você não tomar o suplemento X na quantidade Y não vai ser o suficiente para reparar sua perda. Dormiria mais durante a semana que antecede a prova para chegar inteiro nela. Faria a prova respeitando o seu plano de treino ao qual já foi comprovado através das suas anotações e com isso não sairia atrás daquele adversário que você não gostaria de perder...
Enfim, esse foi apenas um pequeno exemplo para ilustrar como e possível melhorar com pequenos detalhes. A relação que você desenvolver com o seu técnico deve ser estreitada, deve ser melhorada. Se você não informar para ele como que você está indo, e bem provável que ele não possa te ajudar de uma forma mais completa. O atleta não pode ter uma relação só através do e-mail e do watsapp ele tem que ligar, conversar, encontrar e tentar treinar próximo do seu técnico.
Quanto mais tempo você passa perto dele, mais ele te conhece, mas ele aprende quem você e, mais ele sabe o que você consegue ou não fazer, mas ele sabe como desenvolver você!!!
Fiquem atentos sejam inteligentes, atleta que se desenvolve não e só porque treinou muito, mas porque treinou o suficiente dentro da sua realidade, mas treinou com eficiência nos dados que foi produzindo!
Se você agora já sabe disso mude sua ação, mude seus planos ou contente-se em ser quem você e. Tem alguns exemplos de pessoas que mal começaram a treinar o básico e acham que o técnico não da a atenção o suficiente. Talvez esteja na hora de você perceber que a atenção que você quer receber seja incompatível com o que você está produzindo. Treine o que você se comprometeu a treinar quando disse que poderia, de o feedback da forma correta, não falte, entenda que você está no inicio do processo e existe muito coisa ainda a ser feito antes que você traga seus questionamentos sem fundamento ou porque viu alguém falar ou porque leu num sei a onde...
Quem fala demais não vai pra frente, mas quem treina quietinho surpreende!!!
Bons treinos.