Richard Soares

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

DESAFIO VITORIA VS BH DE BIKE + VOLTA DA PAMPULHA

Olá!
Tando sequencia ao meu planejamento no calendário de provas eu parti para outro desafio, ir de Vitoria até Belo Horizonte de bike e correr a Volta da Pampulha na sequencia. Eu cheguei da minha viagem no Uruguay na terça-feira as 22:00 horas vindo de uma viagem bem cansativa, trabalhei normalmente na quarta-feira e na quinta-feira pela manhã parti com os amigos. 

O detalhe e que eu e meu amigo Léo Barriche estávamos preocupados com a viagem, pois em Vitoria não parava de chover. Decidimos então sair de casa e caso a viagem se tornasse perigosa entraríamos no ônibus e voltaríamos para casa. Essa e uma lição que eu particularmente sempre me esqueço! "Devemos sempre tentar antes de desistir afinal o gosto amargo de nem sequer tentar pode te deixar meses com isso na cabeça" 

Bem, partimos então na quinta-feira junto com outro grupo de amigos ciclistas dentre eles meus grandes amigos Marcelo Oliveira e Jéferson Cabral (O velho) entre outros colegas. Saímos sem chuva, mas preparados com os cortas ventos e as capas de chuva. 


No primeiro dia quinta-feira dia 01-12-2012 fizemos Vitoria-Ibatiba (168 km). Essa distancia foi iniciada na policia federal de Viana. 

Pegamos chuva de Paraju até Pedra Azul na hora do almoço. Estávamos todos bem sujos e com muita areia na roupa e nas bikes. Depois do almoço o clima ficou agradável, finalizamos a ultima serra pra depois descer cerca de 13 km de pura adrenalina até chegar em Ibatiba ultima cidade do ES antes de MG. 

2º DIA Ibatiba - Rio Casca (MG) 155 km

Esse dia foi osso, pois logo pela manhã dentro do hotel a forte chuva caia sem previsão de parar. Saímos assim mesmo meios frustrados mas dispostos a cumprir nossa missão. Nessas horas a sensação que eu tinha era apenas uma "se eu passar por isso tudo não há nada e nem nenhuma situação que me impeça de largar em qualquer prova". O ruim desse dia foi que o meu amigo Barriche quebrou totalmente o seu cambio traseiro dendo que esperar o carro que vinha de trás 1 hora depois que a gente deixava o hotel. Nesse momento estava chovendo e eu fiquei com ele. Todo mundo passou e eu fiquei ali, quando o carro chegou já tinha se passado 40 minutos, então como eles iam para cidade pra tentar consertar a bike eu não tive escolha tive que entrar no carro por 8 km até pegar o ultimo ciclista. A galera me zuou um pouco por eu ter pego o carro, mas eu não podia deixar o meu amigo ali sozinho e quando o carro chegou eu ficaria por ultimo na estrada chuvosa e caso acontecesse algum acidente ou problema mecânico não haveria mais ninguém a passar por mim. 

Barriche conseguiu comprar um cambio traseiro novo e encontrou com a gente na hora do almoço de onde seguimos novamente juntos. O clima melhorou e o forte sol chegou melhorando a viagem. O primeiro dia foi duro e sentimos o cansaço da prova ainda do Uruguay, mas depois do almoço o corpo se transformou e andamos forte até Rio Casca em um ritmo alucinante. 



3º DIA 03-12-2012 Rio Casca - Belo Horizonte (188 km)

Foi o dia mais longo da viagem e com a maior quantidade de subidas, Eu e Barriche saimos um pouco antes da galera pra deixar os caras ansiosos, afinal todo mundo queria chegar primeiro e os ciclistas Marcelo Oliveira, Cabeça e Val estavam andando muito e nós não teriamos qualquer chance de acompanha-los. Partimos então com o objetivo de chegar na grande serra do Macuco primeiro, mas fomos ultrapassados bem antes dela...rs. 

Seguimos viagem e paramos para almoçar em João Molevade, faltando 100 km para BH. Na hora do almoço eu me perdi do grupo junto com Sandro Mala, então almoçamos em outro restaurante. Logo que acabamos eu decidi partir direto sem enrolar muito, Sandro ligou para o grupo e foi encontrar com eles no outro restaurante. Eu que não sou bobo, aproveitei a oportunidade de ir embora sozinho e construir a minha vantagem até BH. 

Logo depois dessa cidade a gente desce uma grande serra a cerca de 60-70 km/h e nesse momento o meu cataye parou de funcionar. Parei pra consertar, mas acho que a chuva deixou ele com mal contato. 


Desci mais um pouco até aparecer um restaurante onde eu resolvi parar para esperar a galera e seguir com eles mesmo, então parei e aproveitei pra chupar um picolé da kibon de brigadeiro...rs Esperei por 15 minutos até eles passarem e não me verem, sentei rápido na bike e comecei a descer denovo atrás de todos. 


Nesse embalo eu só sei que fui passando um por um até olhar para trás e não ver mais ninguém, assim, aproveitei pra andar mais forte e fiz isso por 40 km sozinho até ouvir um grito que vinha de trás. Quando olhei era o Léo Barriche! Ele havia deixado os caras pra trás e assim seguimos juntos com todo gás até chegarmos em Belo Horizonte sozinhos. Foi uma viagem incrível e muito divertida. 


Tomamos um banho ali mesmo no posto e aguardamos por ali por cerca de 2 horas até conseguirmos um caminhão bau para levar a gente até perto do centro de BH de onde seguimos de bike denovo por cerca de 5 km até a rodoviária, pois o caminhão não podia trafegar. 


Seguimos para um hotel simples ali perto e la aguardamos até o dia seguinte para correr a Volta da Pampulha. Estávamos bem cansados e quebrados mais felizes e contentes pelo desafio que ainda não tinha acabado, só para os ciclistas kkkkkk


Acordamos no domingo e comemos apenas um pão de sal com margarina, pois o café da manhã do hotel só tinha isso e café...rs


Chegamos de táxi e largamos bem atras de forma tranquila e confortável, pois o único objetivo seria completar a prova que assim foi feito. Completei a prova com 1h26min! Gostei muito da sensação desse desafio, o meu corpo sempre responde bem apos varias horas de atividade física, então que venha o Ultraman. 



Um comentário:

  1. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Muito bom esse desafio parabéns...
    Desejo boas festas que em 2012 Deus continue te abençoando rica e abundantemente com muita saúde para correr muitos Kms e continuando escrevendo aqui.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir