Richard Soares

terça-feira, 6 de julho de 2010

PERDER PARA GANHAR


No ultimo domingo aconteceu o triathlon do corpo de Bombeiros na praia de Camburi na distancia short triathlon (750-20-5). Uma semana antes da prova eu não estava disposto a largar devido a minha péssima condição física. No triathlon anterior eu já tinha ido mal e neste eu sabia que as coisas só iriam piorar, mas preferi deixar o orgulho de ir mal de lado e decidi fazer a prova. Eu acertei na mosca! Como era de se esperar a falta de treino não da trégua há ninguém, se você treinou você anda, senão treinou, se arrasta. 

Os atletas que estão disputando com você não querem saber se você treinou ou não, eles querem e te atropelar e falar na linha de chegada que te venceram. Pois e, será que foi um erro meu ter largado na prova nessas condições? Acho que não! Em todas as situações e possível tirar algum tipo de lição. Nessa prova mais uma vez confirmei que deixei de lado aquele nervosismo da largada e consegui vencer de fez o meu ego que não aceitada determinadas coisas. 

Claro que pra tudo tem um limite e eu espero não largar mais nessas condições em provas de triathlon. Por isso, perder para si mesmo pode ser a melhor e maior forma de motivação para dar a volta por cima. Eu já havia determinado pra mim que o meu planejamento de treino começaria na primeira semana de Julho, pois desde a minha queda em Janeiro que eu não treinava com as planilhas até mesmo por uma questão profissional chamada falta de tempo. 

E hoje pela manhã quando recebi a ligação do meu padrasto me avisando que completaria 1 ano da morte da minha mãe me veio a surpresa imediata. Foi nessa mesma primeira semana de Julho que eu comecei a ter maus desempenhos no triathlon. Perder a minha mãe foi um baque muito grande pra mim. E como já dizia minha esposa que "Nada acontece por acaso" eu me programei para começar serio nessa primeira semana. 

Talvez seja a minha mãe me pedindo para se levantar novamente! Pois bem, sigo adiante, pois depois da queda só resta se levantar. Campeonato Brasileiro de Longa em Novembro será o meu principal objetivo do segundo semestre, já de olho no Ironman Brasil 2011.




3 comentários:

  1. Grande Richard,

    É assim que a vida ensina a gente: se caimos temos que nos levantar.

    Fico feliz por não ter disistido da prova mesmo sem estar em plenas condições físicas de brigar por alguma colocação. E querendo ou não, é um puta treino de luxo, não acha?

    E concordo com a sua esposa: a escolha dessa primeira semana de treinos coincidir com um ano do falecimento da sua mãe assim como do início da sua "queda" não é mero acaso. Assim como ela, tenha certeza que tem muita gente aqui torcendo por você ser recuperar totalmente...

    Abraço

    Leo Binda
    www.correndonailha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O mais importante é ter a sabedoria necessária para recomeçar. E isso você tem de sobra pois és um guerreiro e exemplo de atleta e profissional do esporte.
    Uma coisa eu aprendi: "Nada como um novo dia". Não deu hoje, bola para frente, de cabeça erguinda, superando seus desafio sempre.
    "O VERDADEIRO VENCEDOR É AQUELE QUE SUPERA SEUS PRÓPRIOS DESAFIOS".

    Abraço fortíssimo e iluminado,

    ResponderExcluir
  3. No triathlon a prova não é contra os outros e sim contra si mesmo, não se abale vc tem potencialidade infinita, treino é treino jogo é jogo nosso objetivo é o Iron 2011 vc esta apenas iniciando um novo ciclo, de sequência aos treinos, potêncial vc tem de sobra, continue trabalhando sua mente, Deus só quer o melhor para vc, tenha certeza disto.

    ResponderExcluir