Richard Soares

domingo, 5 de junho de 2011

IRONMAN BRASIL 2011

Olá Pessoal! 
Depois de um bom tempo sem postar nada em função dos treinos e do tempo corrido ai vai...  
Esse Ironman foi muito importante pra mim, pois além de ser o meu 5º Iron eu tinha uma expectativa muito grande de fechar a prova abaixo das 10 horas. Em 2008 eu já tinha feito as parciais das três modalidades pra baixo das 10 horas, mas com a transição e uma penalização no ciclismo, me deixaram com 10h13min de tempo final e com a 17ª colocação na categoria. Em 2009 eu voltei a disputa mas passei longe e fechei a prova com 10h27min. Em 2010 eu fui apenas assistir a prova e não competi, mas deu pra aprender muita coisa apenas olhando os outros atletas. 


Enfim eu me escrevi para 2011 e vim contudo pra fechar a prova abaixo das 10 horas, pois era um sonho antigo meu, pois desde que eu iniciei na disputa em 2006 com o tempo de 11h34min meus amigos aqui do ES achavam que abaixo das 10 horas seria um absurdo de se conseguir. Eu tinha até a meta de conseguir a vaga para o Hawai, mas acho que dar um passo maior que a perna seria um exagero da minha parte já que eu não tenho um histórico desportivo, então primeiro eu tinha que fazer sub 10 horas. 

Me lembro também que no histórico do Ironman Brasil todos os atletas sub 10 chegam no mínimo entre os 100 primeiros atletas e entre os 20 primeiros da categoria 30-34 anos. Ou seja somente entre 5-6% da prova, e eu queria fazer parte dessa estatística. 

Enfim, meu sonho foi realizado e eu fechei a prova em 9h54min com as seguintes parciais: 
Natação 56 minutos T1 6 min Bike 5h04min T2 3 min Corrida 3h44min
Eu só não esperava que com esse tempo, que eu ficaria apenas na 48ª colocação na categoria e a 128ª colocação no geral. Isso e sinal que o nível da prova está maior e que outros atletas também evoluíram. 

O aprendizado que eu tive nessa prova e que eu aprendi a fazer a prova com alegria e zero de ansiedade! Não há mais preocupações bobas e que a partir de agora eu realmente consegui atingir um nível mínimo pra estar entre os melhores da minha categoria e entre os primeiros da prova. Posso enxergar com tranquilidade tempos ainda mais baixos, pois o tempo da minha corrida foi alto e eu já corri 14 minutos mais baixo que isso. Então daqui pra frente e pensar no Hawai, pois agora sim estou em condições de buscar essa vaga. Porém ano que vem não volto em Floripa, talvez um IM na gringa. Depois vou postar passo a passo como foi a minha prova.



2 comentários:

  1. Parabéns professor, fez ótima prova , agora agente sempre fica achando que poderia ser melhor, aprendi muito nessa prova também, não existe milagre no Iron é só treinar e treinar de maneira correta e eficiênte, em 2013 voltarei lá e farei abaixo das 11:00, tenho essa convicção.

    ResponderExcluir
  2. Oi Richard!
    Quero realmente te parabenizar pelo sonho alcançado! Fico muito feliz em ver um grande brother realizar esse sonho! Tenho certeza de que não foram poucas centenas, senão milhares, as horas de treino puxado e muito força mental para chegar onde você chegou!
    Eu que vi seu início de vida como triatleta sei qual foi se ponto de partida e o crescimento é muito,muito grande! Que Deus te abençoe ricamente meu amigo!
    Um grande abraço, Marlos

    ResponderExcluir